“O Agente Secreto” é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026
“O Agente Secreto” foi confirmado nesta segunda-feira (15) pela Academia Brasileira de Cinema como o representante do país na disputa de melhor filme internacional no Oscar 2026, que ocorrerá em 15 de março.
A escolha ocorreu em meio a um intenso debate nas redes sociais provocado pela candidatura de “Manas”, de Marianna Brennand, que emergiu como um forte concorrente na última semana, desafiando o favoritismo do filme de Kleber Mendonça Filho.
Agora, “O Agente Secreto” será avaliado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pelo Oscar. A entidade só admite para o prêmio de melhor filme internacional as produções oficialmente indicadas por cada país.
Caso “Manas” continue a campanha internacional iniciada recentemente, seu filme poderá concorrer em outras categorias, mas não na de filme internacional. Já “O Agente Secreto” também é apontado pela imprensa americana como possível nome em categorias como melhor filme, roteiro original, direção e ator para Wagner Moura, o que impulsionou seu apoio pela Academia Brasileira de Cinema.
Na live em que a decisão foi divulgada no YouTube, a seção de comentários recebeu tanto fãs quanto críticos que expressaram apoio principalmente a “O Agente Secreto”, mas posteriormente os comentários foram desativados.
Durante o fim de semana, a disputa entre os filmes gerou mal-estar no setor cinematográfico, com manifestações públicas de entidades e profissionais como Fernanda Torres, Bárbara Paz e Anna Muylaert.
Outras obras também estavam na pré-seleção para representar o Brasil: “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro; “Baby”, de Marcelo Caetano; “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal; e “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi.
Sara Silveira, presidente da comissão de seleção, declarou ao anunciar a decisão que a escolha foi feita de forma pensada e harmoniosa entre os 15 membros, sem conflitos expressivos. Ela também destacou o mérito de “Manas” e a importância de uma diretora mulher ter chegado tão próximo da indicação.
Rodrigo Teixeira, produtor do filme “Ainda Estou Aqui” que integrou a comissão, repudiou os ataques que Brennand teria sofrido.
O comitê também contou com Ailton Franco Junior, Cecilia Amado, Cibele Amaral, Eva Pereira, Felipe Lopes, Hsu Chien Hsin, Jeferon De, Lázaro Ramos, Maíra Oliveira, Marcelo Serrado, Simone Zuccolotto, Solange Moraes e Tatiana Issa.
A roteirista Maíra Oliveira ressaltou a necessidade de valorizar o debate democrático ocorrido na seleção e a importância das divergências serem discutidas e comemoradas coletivamente.
A Academia de Hollywood irá divulgar a lista de pré-indicados para o Oscar de filme internacional em 16 de dezembro, e a confirmação dos concorrentes acontece em 22 de janeiro.
Nos Estados Unidos, “O Agente Secreto” será distribuído pela Neon, importante distribuidora responsável pelo vencedor deste ano, “Anora”, o que pode impulsionar sua campanha. No Reino Unido, a distribuição fica a cargo da Mubi, outra empresa de destaque.
Créditos: Folha de S.Paulo