Notícias
03:06

Onda de calor no Sudeste deve durar até terça-feira, alerta meteorologista

O Sudeste brasileiro enfrenta uma intensa onda de calor desde o início do verão, impactando a rotina de milhões de pessoas. Enquanto em São Paulo o fenômeno já dá sinais de enfraquecimento, em outros estados da região a forte onda de calor deve persistir pelo menos até a próxima terça-feira (30).

Esse padrão climático traz mais umidade ao litoral da região e provoca diferentes sensações de desconforto térmico.

No Rio de Janeiro, a prefeitura informou que quase três mil pessoas receberam atendimento até sábado (27) com sintomas relacionados ao calor, como tontura, fraqueza e desmaios.

Em São Paulo, a capital bateu um novo recorde de temperatura neste verão, com 37,2 graus, valor mais alto para um dia de dezembro em 64 anos.

Para amenizar os efeitos do calor, a prefeitura de São Paulo decidiu instalar tendas em locais de grande circulação para distribuir água e oferecer sombra. A orientação principal à população é manter-se hidratada constantemente.

O cardiologista João Roquette recomenda evitar atividades físicas nos horários de pico de calor, além de enfatizar a importância do consumo de água, água de coco ou isotônicos, e o uso constante de filtro solar.

O meteorologista e professor da UFRJ Wanderson Luiz Silva explica que a sensação térmica irá se modificar nos próximos dias. Segundo ele, a impressão de “estar fritando” será substituída pela sensação de “estar assando”.

Créditos: g1

Modo Noturno