Notícias
12:07

Operação policial no Rio contra Comando Vermelho resulta em 18 mortes

Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar contra o Comando Vermelho nesta terça-feira, 28, nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio, causou a morte de dezoito pessoas, entre elas um agente. Além disso, 55 suspeitos foram presos e dez fuzis apreendidos. A ação conta com a participação de 2.500 policiais e o apoio do Ministério Público do Rio.

Batizada de Operação Contenção, a iniciativa busca conter a expansão territorial do Comando Vermelho na cidade. A polícia pretende cumprir cem mandados de prisão durante a operação, que ocorre nos complexos do Alemão e da Penha, abrangendo ao todo 26 comunidades consideradas estratégicas para a cúpula da facção e para abrigar aliados.

A Secretaria de Segurança do Rio tem como foco, com esta operação, capturar lideranças criminosas locais e de outros estados, além de impedir a ampliação da presença do Comando Vermelho.

Durante as ações nas favelas, houve confronto armado com traficantes. Em retaliação, criminosos usaram drones para lançar bombas no Complexo da Penha, conforme evidenciado por vídeos que circulam nas redes sociais.

Na operação participam policiais militares do Comando de Operações Especiais e unidades da PM da capital e região metropolitana. A Polícia Civil mobilizou agentes das delegacias especializadas, distritais, da CORE, do Departamento de Combate à Lavagem de Dinheiro e da Subsecretaria de Inteligência.

Créditos: Veja Abril

Modo Noturno