Internacional
18:07

Oposição na Alemanha critica Friedrich Merz por declarações negativas sobre Belém na COP30

Katharina Dröge, co-líder dos Verdes no Parlamento alemão, criticou Friedrich Merz por suas declarações negativas sobre Belém. “Aos poucos, começamos a questionar se o primeiro-ministro ainda pode se apresentar em algum lugar sem causar dificuldade para a Alemanha”, afirmou a opositora à agência DPA.

Ela acrescentou que a imagem transmitida durante a visita de Merz ao Brasil foi desastrosa, destacando falta de sensibilidade na política externa, falta de ambição em relação às questões climáticas e desrespeito ao Brasil. Merz também recebeu críticas de ambientalistas alemães presentes na COP30 em Belém.

Lars Klingbeil, vice-primeiro-ministro e principal nome do SPD na coalizão de governo ao lado de Merz, defendeu o primeiro-ministro. Durante uma viagem à China, Klingbeil afirmou que, de modo geral, a visita a Belém foi muito boa.

Sobre o incidente, o social-democrata reconheceu a existência de irritação, mas afirmou que ela será dissiparada rapidamente. Questionado se Merz deveria se expressar daquela forma, Klingbeil respondeu que apoia a livre expressão dos políticos.

Após uma resposta pública do presidente Lula a Merz, o governo alemão em Berlim foi novamente procurado para comentários, sem resposta. Na terça-feira (18), o gabinete de Merz não comentou as críticas, mas elogiou a beleza natural do Brasil e destacou que o primeiro-ministro lamentou não ter tido mais tempo para conhecer Belém e a Amazônia.

Na segunda-feira, um vídeo do discurso de Merz que comparou negativamente Belém ao Brasil viralizou nas redes sociais, gerando reações de políticos, diplomatas e ambientalistas.

Créditos: O Tempo

Modo Noturno