Pacto pela Democracia lança Museu Digital sobre ataques de 8 de janeiro
O grupo Pacto pela Democracia, que reúne mais de 200 organizações da sociedade civil, lançou nesta quinta-feira (8) o Museu Digital “8 de Janeiro”, um repositório dedicado a preservar a memória dos ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília, ocorridos há três anos.
A plataforma reúne publicações, campanhas, pesquisas e manifestações produzidas pela sociedade civil, imprensa e instituições públicas desde esses atos antidemocráticos.
Segundo a entidade, o museu receberá atualizações constantes e tem como objetivo manter acessíveis iniciativas voltadas à defesa da democracia brasileira.
Natália Neris, gerente de incidência do Pacto pela Democracia, diz que o projeto funcionará como um espaço permanente de reflexão e aprendizado coletivo, independentemente de mudanças de governo ou do cenário político. O lançamento também marca um ano da agenda Democracia Forte, iniciativa da coalizão voltada à proteção do Estado Democrático de Direito.
“A sociedade civil brasileira exerce um papel fundamental na salvaguarda e na promoção da memória de processos e eventos políticos. Tanto pelo potencial pedagógico quanto pela contribuição no desenvolvimento de políticas públicas de reparação, esperamos que o Museu 8 de Janeiro incentive reflexões coletivas — em diversas esferas e territórios — além de fomentar ações concretas para a defesa e fortalecimento da democracia brasileira”, afirma.
Créditos: Folha de S.Paulo