Papa Leão XIV Pede Trégua de Natal e Reforça Valor da Vida em Castel Gandolfo
Na noite de 23 de dezembro, poucos dias antes do Natal, o Papa Leão XIV fez um apelo a todas as pessoas de boa vontade para que respeitem, ao menos no dia do nascimento do Salvador, um dia dedicado à paz. O Pontífice passou o dia em Castel Gandolfo, como faz semanalmente para descanso e trabalho.
Ao sair da Villa Barberini, foi recebido pelos fiéis com canções natalinas e pela música da banda municipal de Castel Gandolfo. O pároco Tadeusz Rozmus, da Paróquia Pontifícia de São Tomás de Villanova, dirigiu votos de Feliz Natal ao Papa e lhe entregou um presente com produtos típicos.
Durante um encontro com jornalistas, o Papa abordou temas como o Oriente Médio e a Ucrânia. Sobre a Ucrânia, onde intensos ataques russos atingiram diversas regiões recentemente, Leão XIV expressou tristeza pelo fato de a Rússia aparentemente ter recusado o pedido de trégua para o Natal. Ele renovou seu apelo para que no Natal haja um momento de trégua: “Quem sabe nos escutem e haja 24 horas, um dia de paz em todo o mundo”.
Referindo-se à guerra no Oriente Médio e à discussão sobre a Fase 2 do cessar-fogo, o Pontífice mencionou a “belíssima visita” feita recentemente a Gaza pelo cardeal Pierbattista Pizzaballa, patriarca latino de Jerusalém. O Papa informou que esteve em contato com o pároco Gabriel Romanelli, responsável pela igreja da Sagrada Família na Cidade de Gaza, que tenta celebrar o Natal apesar das condições difíceis. Leão XIV manifestou esperança para que o acordo de paz avance.
Ainda comentou a aprovação, no estado americano de Illinois, de uma lei que permitirá o suicídio assistido para adultos com doenças terminais e prognóstico de até seis meses, a partir de setembro de 2026. O Papa informou que tratou do tema de forma clara com o governador JB Pritzker durante audiência no Vaticano em novembro, quando o projeto já estava em análise. Expressou decepção com a decisão de assinar a lei, ressaltando a importância de respeitar a sacralidade da vida do início ao fim.
Por fim, o Pontífice convidou a todos, especialmente no Natal, a refletirem sobre o valor da vida humana. Ressaltou que Deus se fez humano para mostrar o verdadeiro significado da vida e expressou sua esperança e oração para que o respeito pela vida cresça em todos os momentos, desde a concepção até a morte natural.
Créditos: Vatican News