Pavilhões da COP30 não estavam prontos no fim da Cúpula de Líderes
Os pavilhões dos países participantes da COP30 ainda estavam inacabados ao término da Cúpula de Líderes, realizada na sexta-feira (7.nov.2025). O acesso da imprensa à área dos pavilhões permanece fechado neste domingo (9.nov), conforme informado pela organização do evento, que mencionou uma checagem de segurança como motivo.
A COP30, Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2025, terá início na segunda-feira (10.nov.2025) e seguirá até o dia 21 de novembro. A Cúpula de Líderes ocorreu na quinta e sexta-feira (6-7.nov), contando com a presença de 31 chefes de Estado e governo, número inferior ao registrado nas quatro edições anteriores.
No sábado (8.nov), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o local da conferência. No domingo (9.nov), ele viajou para a Colômbia para participar da 4ª Cúpula Celac-UE, retornando a Belém na noite do mesmo dia, quando fará a abertura oficial da COP30.
Os pavilhões ficam na Blue Zone, local reservado apenas a pessoas credenciadas pela ONU que participam das negociações e reuniões entre representantes dos países na COP30. Há também a Green Zone, área com pavilhões de empresas e entidades, que é de livre acesso.
Durante a Cúpula de Líderes, os participantes enfrentaram problemas na infraestrutura, incluindo a falta de água nos banheiros em vários momentos dos dias 6 e 7 de novembro. O serviço em alguns restaurantes também foi deficiente, com demora no atendimento e alimentos que deveriam ser servidos quentes oferecidos frios.
Os concessionários atribuíram essas falhas à ausência de autorização para entrar e instalar os equipamentos necessários no local antes do evento.
Créditos: Poder360