Pesquisa mostra menor repercussão da ida de Bolsonaro à Papuda nas redes sociais
Um levantamento divulgado pelo Instituto Nexus na sexta-feira, 16, revelou que o encaminhamento do ex-presidente Jair Bolsonaro ao Complexo Penitenciário da Papuda, decisão do STF na quinta-feira, registrou 34% menos alcance nas redes sociais do que a queda do ex-mandatário em uma cela da Polícia Federal no início do mês.
A análise considerou 190.000 publicações em português na plataforma X, antigo Twitter, envolvendo cerca de 60.000 usuários, totalizando até as 9h de sexta-feira 20,2 milhões de impressões, que correspondem ao número de vezes que as publicações foram exibidas.
Em comparação com a repercussão da notícia sobre a queda do ex-presidente da cama, entre 6 e 7 de janeiro, que teve 30,8 milhões de impressões, o alcance da transferência para a Papuda foi 34,4% menor segundo os dados da pesquisa.
No mesmo período, a palavra “Papudinha” apareceu na 9ª posição dos Trending Topics Brasil das últimas 24 horas. Já a expressão “LIBERDADE PARA BOLSONARO”, usada por apoiadores, ficou em 17º lugar.
O Instituto Nexus destacou que a ordem dos Trending Topics considera variáveis além do número de menções, como novidade, volume, velocidade, engajamento e personalização.
No Google Trends Brasil, também às 9h de sexta, o termo “Papudinha” ocupou a 9ª posição nas buscas das últimas 24 horas, com mais de 50.000 buscas. Pesquisas relacionadas incluíram “bolsonaro papuda”, “o que é papudinha”, “onde fica a papudinha”, “michelle bolsonaro” e “alexandre de Moraes”.
Créditos: Veja Abril