PF aponta que senador Weverton deu suporte a lobista do INSS em esquema
O senador Weverton Rocha (PDT-MA) foi identificado pela Polícia Federal como o responsável por fornecer o suporte político que resultou no enriquecimento do lobista Antônio Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS.
Essa informação consta na decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a busca e apreensão na residência do senador.
De acordo com a PF, Weverton Rocha atuou como uma liderança e sustentáculo das atividades financeiras e empresariais do lobista.
Foi encontrado pela polícia, em arquivos de funcionários do Careca do INSS, um documento em formato Excel com o título “Grupo Senador Weverton”, evidenciando o suporte político ao enriquecimento do lobista.
Ainda conforme a investigação, o senador foi considerado o “beneficiário final” e “sócio oculto” de operações financeiras estruturadas pela organização criminosa, recebendo recursos ou benefícios por meio de intermediários, incluindo assessores parlamentares.
A PF também citou que Weverton utilizou uma aeronave cujas cotas foram adquiridas pelo lobista.
O senador declarou ter recebido com surpresa a operação na sua residência e afirmou que se colocará à disposição para esclarecer dúvidas assim que tiver acesso completo à decisão judicial.
Nesta nova fase da operação Sem Desconto, também foi preso o secretário executivo do Ministério da Previdência, Adroaldo Portal, que foi exonerado após a prisão.
Adroaldo Portal tem ligação com o senador e foi assessor de seu gabinete entre 2019 e 2023.
Créditos: UOL Noticias