Política
12:07

PF cumpre 10 prisões domiciliares por tentativa de golpe de Estado

A Polícia Federal está cumprindo 10 mandados de prisão domiciliar contra pessoas condenadas pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.

As ordens foram determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, um dia após a prisão do ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques, no Paraguai. Silvinei foi detido ao tentar fugir para El Salvador com documentos falsos.

Os condenados devem usar tornozeleira eletrônica e cumprir outras restrições, como proibição de uso de redes sociais, contato com outros investigados, entrega dos passaportes e proibição de receber visitas. Além disso, a suspensão dos documentos de porte de arma de fogo foi determinada pelo ministro do STF.

Até o momento, 8 dos 10 mandados foram cumpridos pela Polícia Federal, que atua com apoio do Exército Brasileiro em alguns estados, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Goiás, Bahia, Tocantins e o Distrito Federal.

Os investigados pertencem aos núcleos 2, 3 e 4 da trama golpista, com condenações proferidas pela Primeira Turma do STF. Essas decisões ainda não são definitivas, pois os acórdãos dos julgamentos ainda serão publicados e as defesas apresentarão recursos que serão avaliados pelos ministros.

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), os integrantes do núcleo 2 usaram forças policiais para tentar manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder, monitoraram autoridades públicas, tiveram contato com líderes dos atos de 8 de janeiro, e participaram da elaboração da minuta do golpe.

O núcleo 3 foi denunciado pela PGR por planejar as ações mais severas e violentas da organização criminosa, incluindo um plano para assassinar autoridades.

Já o núcleo 4 foi condenado por disseminar notícias falsas com o objetivo de gerar instabilidade institucional e favorecer a tentativa de golpe.

Na sexta-feira (26), Silvinei Vasques foi preso em Assunção, no Paraguai, ao embarcar com documentos falsos para El Salvador. Ele havia rompido a tornozeleira eletrônica e deixado o Brasil sem autorização. Atualmente, Silvinei está sob custódia da Polícia Federal e será levado a Brasília.

Créditos: g1

Notícias relacionadas

Política
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Ler +
Política
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Ler +
Modo Noturno