Política
21:07

PGR arquiva pedido para investigar Alexandre de Moraes no caso Banco Master

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, decidiu arquivar a solicitação de investigação sobre a atuação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, no caso Banco Master. A denúncia foi apresentada pelo advogado Enio Murad e não está ligada diretamente aos processos em andamento sobre o tema no Supremo Tribunal Federal.

Na representação, o advogado afirmou, com base em informações divulgadas pela imprensa, que o ministro teria mantido contato com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, favorecendo interesses privados do Banco Master. O pedido também destacou que a esposa do ministro, Viviane Barci de Moraes, é advogada contratada pelo banco.

A investigação pretendia apurar possíveis crimes de tráfico de influência e violação dos princípios da Administração Pública.

Ao decidir pelo arquivamento, Paulo Gonet ressaltou a total ausência de provas mínimas que sustentem as acusações contra Galípolo ou Moraes. Segundo o procurador, apesar da repercussão na mídia, não foram apresentados indícios concretos que comprovem a existência de intimidação, mantendo a narrativa no campo das suposições.

Além disso, Gonet destacou que o sigilo das fontes citadas nas reportagens limita as possibilidades de apuração dos fatos. Quanto à relação profissional da esposa do ministro com o Banco Master, ele frisou que isso não configura ilegalidade.

“A atuação da Suprema Corte não abrange interferência em contratos entre particulares, principalmente quando vinculados à atividade autônoma da advocacia”, afirmou o procurador-geral.

Em contato com a CNN Brasil, o advogado Enio Murad informou que pretende recorrer da decisão.

Créditos: CNN Brasil

Notícias relacionadas

Política
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Ler +
Política
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Ler +
Modo Noturno