Política
20:05

PL suspende aliança com Ciro Gomes no Ceará após conflito na família Bolsonaro

A aliança entre o PL e Ciro Gomes no Ceará foi suspensa após um desentendimento entre Michelle Bolsonaro e os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão foi confirmada por Bolsonaro e Flávio Bolsonaro durante um encontro em Brasília. O conflito evidenciou uma disputa interna pela liderança no grupo familiar, com críticas de Flávio, Eduardo e Carlos Bolsonaro direcionadas a Michelle por sua interferência na aliança com Ciro, que deixou o PDT para ingressar no PSDB.

Em reunião realizada em Brasília, ficou definido que o partido buscará um novo candidato para o Ceará, já que Ciro não tem aceitação unânime na família. A decisão foi apoiada por Bolsonaro em encontro com Flávio Bolsonaro, que cumpre pena na Superintendência da Polícia Federal.

Apesar de um ataque coordenado com os irmãos, Flávio afirmou ter pedido desculpas a Michelle. Ele ressaltou que Michelle continuará com autonomia para se posicionar, desde que alinhada ao clã e com aprovação do patriarca da família. O deputado André Fernandes, que articulava a aliança com Ciro, anunciou a suspensão das negociações:

— Avançamos tentando formar uma aliança para derrotar o PT no Ceará. O presidente Bolsonaro sempre teve ciência desse movimento. Teve um ruído de comunicação, mas vamos juntos repensar e analisar um futuro melhor para o estado — disse Fernandes.

Flávio classificou o incidente como algo do passado e ressaltou a importância do amadurecimento político do grupo. Ele destacou o papel de Michelle como membro importante do núcleo decisório do partido, enfatizando sua visão clara e verdadeira baseada em sua experiência pelo Brasil.

A disputa pelo protagonismo político na família foi intensificada após o início da pena de Bolsonaro e tornou-se pública na segunda-feira com indícios de desconforto nos bastidores.

O senador Flávio Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro criticaram Michelle por tentar interferir na construção do palanque no Ceará. Eles afirmaram que Michelle desrespeitou uma ordem direta do ex-presidente ao atacar a aliança entre o PL e Ciro Gomes.

Michelle viajou ao Ceará para lançamento da pré-candidatura do senador Eduardo Girão a governador e, durante o evento, expressou sua desaprovação à aproximação do PL com Ciro Gomes, que recentemente migrou do PDT para o PSDB.

— Vocês precipitaram uma aliança com alguém que é contra o maior líder da direita (Jair Bolsonaro). Essa pessoa continua afirmando que a família é de ladrão e bandido e comparou o presidente Bolsonaro a ladrão de galinha. Isso não é aceitável — declarou Michelle.

Créditos: O Globo

Modo Noturno