Planalto é cercado por grades antes da manifestação de Nikolas
Neste sábado, 24 de janeiro de 2026, o Palácio do Planalto foi cercado por grades na véspera da manifestação que marca o término da caminhada de 240 km do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Nikolas anunciou em 19 de janeiro deste ano o percurso que iniciou em Paracatu (MG) rumo a Brasília, em protesto contra as prisões relacionadas aos atos do dia 8 de janeiro e contra a condenação de Bolsonaro.
No primeiro dia, o deputado caminhou 36 quilômetros. Políticos do PT criticaram a iniciativa do parlamentar como uma “encenação” e uma “piada”.
A “Caminhada pela Liberdade” ocorre ao longo da BR-040. A Polícia Rodoviária Federal informou ter notificado o gabinete do deputado sobre questões de segurança ligadas ao movimento na direção de Brasília, informação contestada pela assessoria do deputado.
Neste sábado, Nikolas começou a usar um colete à prova de balas depois de orientações da equipe de segurança sobre possíveis ameaças durante o trajeto. Este é o sexto dia da caminhada.
O grupo tem previsão de chegar no domingo, 25 de janeiro, à Praça do Cruzeiro para um ato em defesa da anistia, com início às 12h.
Além do Palácio do Planalto, tanto o Congresso Nacional quanto o Supremo Tribunal Federal estavam cercados por grades no mesmo dia.
O trajeto iniciado em 19 de janeiro, partindo de Paracatu, MG, até Brasília soma cerca de 240 quilômetros. Nikolas iniciou a caminhada próximo à divisa entre Minas Gerais e Goiás.
Créditos: Poder360