Notícias
09:06

Polícia da Venezuela dispara contra drones sobre Miraflores em ação dissuasiva

Na noite desta segunda-feira (5), a polícia da Venezuela efetuou disparos contra drones que estavam sobrevoando as imediações do Palácio de Miraflores, sede do governo em Caracas, sem autorização. De acordo com nota oficial, os tiros tiveram caráter dissuasivo. “Drones sobrevoaram sem permissão, e a polícia efetuou disparos de forma dissuasiva, não ocorreu nenhum enfrentamento”, declarou o comunicado. A nota também afirmou que “todo o país se encontra em total tranquilidade”.

Moradores da região relataram à agência AFP que ouviram rajadas de tiros por volta das 20h, horário local (21h em Brasília). Um dos moradores, que reside a cinco quarteirões do palácio presidencial, disse: “Parecia que estavam ocorrendo explosões em sequência”.

Esse episódio durou aproximadamente um minuto, segundo relatos. O mesmo morador contou que, ao ouvir os sons, tentou identificar se havia aviões sobrevoando a área, mas constatou que não havia. Observou apenas duas luzes vermelhas no céu.

O governo venezuelano reforçou que a situação no país está sob controle e negou a ocorrência de qualquer confronto armado na capital. As autoridades seguem monitorando o espaço aéreo de Caracas e informaram que não houve novos incidentes até o momento.

O episódio dos drones aconteceu poucas horas após Delcy Rodríguez assumir como presidenta interina da Venezuela. Em sua posse, ela afirmou que governaria “com dor, mas com honra”, referindo-se ao suposto sequestro do presidente Nicolás Maduro pelos Estados Unidos.

Também nesta segunda, Maduro participou de sua primeira audiência judicial nos Estados Unidos, onde declarou inocência às acusações. Ele afirmou: “Sou presidente da Venezuela e prisioneiro de guerra”.

Os ataques dos Estados Unidos e o suposto sequestro de Maduro motivaram protestos dentro e fora da Venezuela. Em Caracas, milhares de pessoas manifestaram-se contra a ofensiva estadunidense. No Brasil, manifestantes queimaram bandeiras dos Estados Unidos em frente ao consulado do país em São Paulo.

Créditos: Brasil de Fato

Modo Noturno