Internacional
06:03

Presidente do Paraguai lamenta ausência de Lula na assinatura do acordo Mercosul-UE

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, declarou que a ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia em Assunção traz um “sabor amargo”.

Peña ressaltou que Lula teve uma liderança importante na negociação, com “enorme energia” para conduzi-la.

Apesar disso, o presidente paraguaio demonstrou compreensão pela ausência de Lula e afirmou que o acordo não teria sido fechado sem sua participação ativa.

“Esse acordo não estaria sendo fechado em Assunção se não fosse Lula. Lula é um amigo e está muito ativo em sua campanha eleitoral. Prefiro entender um companheiro. Sentimos profundamente sua ausência aqui”, afirmou Peña.

Lula optou por realizar um encontro individual com Ursula Von der Leyen no Rio de Janeiro, na sexta-feira (16), na véspera da cerimônia. Conforme informaram auxiliares do presidente, ele priorizou a foto a sós com a presidente da Comissão Europeia e os efeitos políticos desse momento.

Durante o encontro no Rio, Ursula Von der Leyen destacou o papel de liderança do Brasil no processo negociador do acordo, que dura 26 anos.

“O senhor é um líder profundamente comprometido com os valores que prezamos: democracia, ordem internacional pautada em regras e respeito”, declarou Von der Leyen.

Créditos: CNN Brasil

Modo Noturno