Política
00:10

Presidente do TCU determina inspeção em documentos do Banco Master no BC

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo Filho, ordenou nesta sexta-feira (2) uma inspeção técnica nos documentos sobre o banco Master que estão em posse do Banco Central.

Os técnicos do tribunal vão examinar os documentos mencionados no relatório enviado ao TCU pelo Banco Central.

Apesar do recesso do tribunal, a determinação será cumprida já no início de janeiro.

A inspeção foi solicitada pelos próprios técnicos do TCU, que desejam acessar os documentos utilizados para a elaboração do relatório sobre o histórico completo do banco Master, desde o começo da fiscalização econômica, passando pela descoberta de fraudes, negociações para possível venda e até a liquidação.

Como esses documentos não acompanharam o relatório, eles deverão ser analisados diretamente no Banco Central, pois por questões de sigilo não podem ser retirados de lá. Assim, os técnicos do TCU realizarão a análise presencialmente nas instalações do BC.

O ministro Jonathan de Jesus, do TCU, acolheu um pedido do Ministério Público do tribunal e da liderança da minoria na Câmara dos Deputados para solicitar esclarecimentos ao Banco Central sobre as razões da liquidação do Banco Master, classificando essa decisão como “precipitada”.

No seu relatório, o Banco Central detalha o histórico do banco Master, incluindo os alertas sobre a captação agressiva de CDBs com taxas de rendimento 140% acima do CDI, muito superiores às práticas do mercado, até a decisão de liquidação decretada devido ao esgotamento da capacidade financeira do banco para honrar seus compromissos.

Créditos: g1

Notícias relacionadas

Política
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Ler +
Política
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Ler +
Modo Noturno