Primeiro-ministro da Groenlândia orienta população a se preparar para invasão militar
O primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, pediu que a população comece a se preparar para uma possível invasão militar ao território.
Em entrevista coletiva nesta terça-feira (20), Nielsen afirmou que as autoridades do país estão se organizando para um eventual ataque militar dos Estados Unidos. Segundo a agência Bloomberg, o premiê declarou que foi criada uma força-tarefa que orientará o povo sobre como se preparar, incluindo o armazenamento de alimentos em casa.
Além disso, o governo está elaborando panfletos com instruções sobre como proceder em caso de invasão. Nielsen reconheceu que, embora veja improvável um conflito, não descarta essa possibilidade.
No mesmo dia, o presidente norte-americano Donald Trump reiterou que não desistiu da intenção de controlar a Groenlândia, sem descartar usar a força para isso.
A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, comentou a ofensiva de Trump dizendo que “o pior ainda está por vir”. A Groenlândia é atualmente administrada pela Dinamarca, membro da Otan, e o interesse dos EUA ameaça a aliança que sustenta a segurança ocidental há décadas.
Trump considera o território vital para construir um escudo antimísseis conhecido como Domo de Ouro, que pretende usar para proteger os Estados Unidos.
Em resposta às ameaças, países como Alemanha, França, Reino Unido, Noruega, Holanda e Suécia começaram a enviar tropas à Groenlândia desde quinta-feira (15) para realizar exercícios militares na ilha.
Créditos: g1