Cultura
12:11

Principais esnobados do Oscar 2026 vão de Ariana Grande a Paul Mescal

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou nesta quinta-feira, 22 de janeiro, a lista completa de indicados ao Oscar 2026, destacando “O Agente Secreto” com quatro indicações, um motivo de celebração para muitos. Contudo, outros concorrentes importantes acabaram ignorados. A seguir, os cinco principais esnobados da premiação:

Um ano depois das dez indicações recebidas pelo primeiro filme, a continuação da história não contada das bruxas de Oz decepcionou e foi completamente ignorada pela Academia. O épico musical “Wicked: Parte Dois” não teve sequer uma indicação à melhor canção original, apesar de contar com duas músicas candidatas: “The Girl in The Bubble” e “No Place Like Home”, ambas de Stephen Schwartz. Ariana Grande e Cynthia Erivo também esperavam estar entre as atrizes indicadas, mas ficaram de fora.

“Hamnet” recebeu oito indicações, porém o ator irlandês Paul Mescal foi preterido na categoria de melhor ator coadjuvante, mesmo sendo apontado como um dos favoritos em análises anteriores. Essa escolha pode ter prejudicado sua campanha, pois muitos o consideram co-protagonista do drama que imagina como William Shakespeare e sua esposa lidaram com a morte do filho.

O terceiro filme da franquia “Avatar”, apesar das indicações a melhor figurino e efeitos visuais, não conseguiu emplacar sua música original. A canção “Dream as One”, interpretada por Miley Cyrus durante os créditos, perdeu espaço para músicas de “Pecadores”, “Sonhos de Trem” e “Guerreiras do K-Pop”, sendo esta última favorita com o hit “Golden”.

Park Chan Wook, cineasta sul-coreano com 30 anos de carreira e diretor de obras como “Oldboy” e “A Empregada”, continua sem indicação ao Oscar. Seu filme “A Única Saída”, uma sátira do mercado de trabalho que estreia nos cinemas brasileiros em 22 de janeiro, estava cotado na categoria de melhor filme internacional.

Por fim, o filme franco-iraniano de Jafar Panahi concorre a melhor filme internacional e melhor roteiro original, mas perdeu força em relação às expectativas iniciais. No Globo de Ouro, Panahi disputou o prêmio de direção e o filme foi indicado ao melhor drama. No Oscar, só “O Agente Secreto” e “Valor Sentimental” competem na principal categoria entre os filmes estrangeiros.

Créditos: VEJA

Modo Noturno