Príncipe herdeiro exilado do Irã convoca greve nacional de dois dias
Reza Pahlavi, o príncipe herdeiro exilado do Irã, convocou uma greve nacional de dois dias em meio aos protestos antigovernamentais que já duram mais de dez dias no país.
Em vídeo publicado na plataforma X, ele convocou trabalhadores e funcionários de setores essenciais como transporte, petróleo, gás e energia a participarem da paralisação a partir do sábado 10, data que marca o início da semana de trabalho no Irã.
O pronunciamento ocorre durante o bloqueio de internet imposto pelo governo iraniano em resposta aos protestos contínuos em todo o país.
Pahlavi também conclamou os cidadãos a irem às ruas nos dias 10 e 11 de janeiro, trazendo bandeiras, imagens e símbolos nacionais para reivindicar o controle dos espaços públicos.
“O objetivo é se preparar para tomar os centros das cidades e mantê-los sob seu controle”, afirmou, destacando que os protestos do dia 9 enviaram uma mensagem forte aos líderes do país.
Residente nos Estados Unidos, Pahlavi tinha 16 anos quando a revolução terminou com o reinado de seu pai, o Xá Mohammad Reza Pahlavi, de quem era o herdeiro direto do império petrolífero milenar.
Créditos: CNN Brasil