Internacional
18:07

Protestos no Irã alcançam novo patamar e desafiam repressão do regime

Os protestos contra o regime no Irã atingiram um “novo patamar”, e caso continuem nesse ritmo, a repressão estatal terá mais dificuldades para conter o movimento, avalia um analista político.

Ali Fathollah-Nejad, diretor do Centro para o Oriente Médio e Ordem Global (CMEG) em Berlim, afirmou à CNN que, se o impulso dos protestos massivos nas ruas se mantiver, a repressão pode se tornar insuficiente.

Ele acrescentou que essa dinâmica pode provocar fissuras dentro da elite de poder e no aparelho repressivo, à medida que percebem que não conseguirão reverter a situação.

Mesmo que as manifestações sejam duramente reprimidas, o analista ressalta que isso pode não representar uma vitória duradoura para o regime, devido à gravidade das queixas da população, à incapacidade e falta de vontade do governo em realizar reformas estruturais, gerando uma lacuna irreversível entre o Estado e a sociedade.

Conforme relatado pela CNN, os protestos recentes começaram nas áreas de bazar da capital Teerã, motivados pela inflação alta.

Essa mobilização dos comerciantes, tradicionalmente apoiadores da República Islâmica, representa uma mudança significativa.

Fathollah-Nejad comentou que, em uma reviravolta histórica, o segmento que foi fundamental para a Revolução Islâmica de 1979, com sua aliança ao clero, pode agora estar se tornando um elemento que contribui para sua queda.

Créditos: CNN Brasil

Modo Noturno