Política
03:07

Protestos ocorrem em capitais contra o PL da Dosimetria que beneficiaria Bolsonaro

Milhares de brasileiros participaram neste domingo, dia 14, de manifestações em diversas capitais para se opor ao PL da Dosimetria, projeto que reduziria a pena do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.

Promovidos por movimentos sociais, partidos de esquerda, sindicatos e organizações estudantis, os atos ocorreram em cidades como Brasília, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em Brasília, os manifestantes começaram o protesto em frente ao Museu da República e seguiram até o Congresso Nacional, onde entoaram palavras de ordem e exibiram cartazes com a frase “Sem anistia para golpista”. Houve também críticas direcionadas ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Em São Paulo, o protesto foi realizado na Avenida Paulista, especialmente nos arredores do Museu de Arte de São Paulo (MASP), contando com a presença de representantes de centrais sindicais, movimentos sociais e políticos contrários ao projeto.

No Rio de Janeiro, a concentração ocorreu na orla próxima ao Posto 5, em Copacabana, onde artistas como Caetano Veloso e Gilberto Gil participaram, considerando a manifestação como o segundo ato musical contra retrocessos que tramitam no Congresso.

Este conjunto de manifestações indica a mobilização crescente da sociedade civil contra o PL da Dosimetria em diversas regiões do país.

Créditos: CartaCapital

Modo Noturno