Internacional
00:09

Putin afirma estar pronto para guerra se Europa iniciar conflito

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou que seu país não deseja um conflito com a Europa, mas garantiu que está preparado para responder caso os europeus decidam iniciar uma guerra. A declaração foi feita em 2 de dezembro de 2025, durante um fórum econômico realizado em Moscou, pouco antes de uma reunião prevista com o enviado americano Steve Witkoff, que tem como objetivo discutir propostas de paz para a Ucrânia. As informações são da agência Reuters.

Em entrevista a jornalistas, Putin afirmou: “Não temos a intenção de fazer guerra contra a Europa, mas, se a Europa quiser e começar, estamos prontos desde já”.

O líder russo também acusou os países europeus de tentarem obstruir os esforços dos Estados Unidos para finalizar o conflito na Ucrânia, afirmando que eles buscam impedir as iniciativas norte-americanas por paz.

Putin criticou a postura dos líderes europeus em relação às negociações, alegando que eles estão irritados por terem sido excluídos do processo, mas que essa exclusão ocorreu por iniciativa própria. “Eles não têm um programa de paz, estão do lado da guerra”, declarou.

Além disso, o presidente russo pediu aos governantes europeus que abandonem a “ilusão” de que podem impor uma “derrota estratégica à Rússia” e que voltem a encarar a realidade diante da atual situação do conflito.

Créditos: Poder360

Modo Noturno