Reação discreta de Regina Duarte à prisão preventiva de Bolsonaro
Regina Duarte, atriz, artista plástica e ex-Secretária de Cultura do governo Jair Bolsonaro por três meses, apresentou uma reação contida e inusitada frente à prisão preventiva do ex-presidente, decretada na madrugada do sábado, 22.
Em seu Instagram, onde costuma compartilhar opiniões políticas, ela publicou um print de uma postagem própria de maio deste ano, na qual divulgava uma frase do escritor e filósofo Olavo de Carvalho (1947-2022), um dos primeiros apoiadores de Bolsonaro. A frase dizia: “Chegará o dia em que a internet se tornará a maior ameaça à ditadura brasileira, e o governo, desesperado, tentará de todas as formas regular e censurar, mas falhará miseravelmente”. Na legenda, incompleta no print, Regina comentou: “Estou pronta para lutar pela minha liberdade de expressão”.
Além dessa postagem, ela republicou um vídeo atribuído à Jovem Pan, no qual Renato Bolsonaro, irmão do ex-presidente e também político, lamentava a prisão do irmão, classificando-a como “a conclusão de uma injustiça”. Durante o vídeo, surge um texto na tela com os dizeres: “Sou Bolsonaro, sempre fui. Sempre apoiarei o brasileiro puro e honesto que ele sempre foi. E apoiarei quem ele indicar para o futuro!”. Não está claro se essa frase foi adicionada por Regina ou se veio de outro perfil antes da republicação.
Estas publicações compartilham o fato de não mencionarem diretamente a prisão de Bolsonaro, nem sua tentativa de violar a tornozeleira eletrônica. Esse tipo de posicionamento sutil já é habitual no perfil da atriz. Em 11 de setembro, após Bolsonaro ser condenado por tentativa de golpe de estado, Regina publicou um story no Instagram com um vídeo que elogiava as ações de Bolsonaro durante seu mandato entre 2018 e 2022, ironizando as acusações contra ele.
Créditos: Veja Abril