Relator apoia indicação de Jorge Messias ao STF apesar de oposição de Alcolumbre
O senador Weverton Rocha (PDT-MA), que é relator da indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF), deve apresentar um parecer favorável à aprovação do nome de Messias para a vaga.
Embora tenha sido indicado por Davi Alcolumbre, adversário de Messias, para relatar o processo, Rocha é vice-líder do governo e, por isso, não teria como adotar uma posição contrária.
No entanto, essa postura não garante a aprovação de Messias pelo plenário, onde Alcolumbre exerce forte influência.
Aliados do presidente Lula no Senado afirmam que, se o presidente não resolver as pendências com o chefe do Senado, a candidatura de Messias pode ser rejeitada.
Alcolumbre tinha preferência pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para ocupar a vaga. A decisão de Lula de indicar Messias e encaminhar a indicação sem informar o presidente do Senado provocou uma reação forte de Alcolumbre, que até o momento não demonstra recuo.
O processo, portanto, é marcado por tensões internas, com eleitores avaliando que Messias provavelmente será aprovado, pois os senadores temem votar contra e lidar, depois, com ele em futuras relatorias de processos judiciais.
Jorge Messias é evangélico e conta com apoio em setores religiosos do país.
Créditos: Folha de S.Paulo