Notícias
15:06

Rio coloca forças de segurança em prontidão após operação contra Comando Vermelho

Todos os agentes das forças de segurança do Rio de Janeiro foram colocados em estado de prontidão após uma megaoperação envolvendo todas as forças contra criminosos do Comando Vermelho (CV). Até o momento, 81 suspeitos foram presos e dezenas morreram.

A decisão suspendeu o expediente administrativo das unidades da Polícia Militar, direcionando todo o efetivo para o policiamento nas ruas, conforme determinação do secretário de Estado da PM, Coronel Marcelo de Menezes Nogueira.

Os comandantes das unidades foram orientados a reforçar a presença policial nas principais vias e locais com grande concentração de pessoas para garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

A Operação Contenção mobilizou 2.500 agentes para cumprir mandados de busca e apreensão em áreas da cidade do Rio, resultado de um ano de investigação que envolveu também o Ministério Público do Rio de Janeiro, com objetivo de desarticular lideranças do CV.

Na operação, 22 pessoas foram mortas, das quais duas eram policiais, conforme a Polícia Civil. Além disso, nove ficaram feridas, incluindo seis agentes, militares e civis, e três moradores. Entre os mortos, há lideranças da facção de outros estados que estavam refugiadas na região.

A polícia prendeu Thiago do Nascimento Mendes, conhecido como “Belão do Quitungo”, homem de confiança de Doca, um dos líderes do CV nas ruas. Ao todo, foram detidas 81 pessoas, incluindo chefes da facção de outras unidades da federação. As autoridades recolheram pelo menos 31 fuzis e rádios comunicadores, além de mais de 200 kg de drogas.

Segundo a Polícia Civil, os criminosos reagiram à operação com troca de tiros e, ao avistar a polícia, utilizaram drones para atacar os agentes, conforme informações da Secretaria de Segurança Pública.

Créditos: UOL

Modo Noturno