Notícias
03:06

Rio espera mais de 1 milhão de turistas no Réveillon 2025/2026

Mais de um milhão de turistas devem passar o Réveillon 2025/2026 no Rio de Janeiro, conforme informou a Prefeitura do Rio, com base em dados da Riotur e das Secretarias de Turismo (SMTUR-RIO) e de Desenvolvimento Econômico (SMDE).

— Os números confirmam a força da celebração de Réveillon do Rio como um dos maiores eventos do mundo. A expectativa de receber mais de 1 milhão de turistas, um aumento de 15% em relação ao ano anterior, resulta do planejamento, promoção do destino e ação integrada da Prefeitura. A presença de visitantes de diversos países reforça o Rio como um destino global, preparado para receber turistas do Brasil e do exterior — afirmou Bernardo Fellows, presidente da Riotur.

Esse volume indica um crescimento de 15% em relação ao ano anterior. Segundo dados do Observatório de Turismo da SMTUR-RIO, durante o período do Réveillon 2024/2025 — entre os dias 27 de dezembro de 2024 e 2 de janeiro de 2025 —, 890.900 turistas estiveram na cidade, dos quais 12,7% (113 mil) eram internacionais e 87,3% (777.900) nacionais.

No ano passado, turistas estrangeiros vieram de 89 localidades distintas, com Argentina, Estados Unidos e Chile representando 62,1% do total. Entre os turistas domésticos, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo foram os principais estados de origem.

— O Rio está se preparando para uma das melhores festas de Réveillon de sua história, com grande crescimento do turismo internacional e uma expansão significativa do turismo nacional. Esse resultado é fruto de muito trabalho. O mundo busca destinos que oferecem hospitalidade, alegria, cultura, natureza e, sobretudo, o estilo carioca. Viva a vida! O Rio se consolida como um destino realmente desejado — destacou Daniela Maia, secretária municipal de Turismo.

Conforme o levantamento “Réveillon em Dados”, o impacto econômico potencial estimado para o Réveillon é de R$ 3,34 bilhões, com base em informações da Receita-Rio, da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), considerando notas fiscais diárias dos subgrupos de serviços relacionados ao turismo, eventos, transporte, entre outros, diretamente impactados pela festividade.

— O Réveillon tem impacto relevante na economia, impulsionado pelos gastos dos turistas. Os números indicam que estamos no caminho certo, fortalecendo a vocação da cidade — afirmou Osmar Lima, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

Créditos: prefeitura rio

Modo Noturno