São Paulo registra mais de 134 mil imóveis sem energia após ventania
Na cidade de São Paulo, mais de 134 mil imóveis permanecem sem energia elétrica, segundo dados da Enel. A interrupção no fornecimento ocorreu devido a uma forte ventania que atingiu a cidade durante a semana, com esses números contabilizados às 7h30 deste domingo (14).
A tempestade causou queda de árvores, cancelamentos de voos e paralisações de semáforos por toda a capital paulista. Na quarta-feira (10), o ápice do vendaval deixou mais de 2,2 milhões de clientes sem eletricidade, levando muitos a usarem velas para iluminação.
A Enel informou que espera retomar a normalidade no fornecimento de energia até o final deste domingo.
Na sexta-feira (12) à noite, a Justiça determinou que a concessionária Enel restabeleça imediatamente o serviço aos consumidores afetados pelo apagão na capital e região metropolitana. A decisão incluiu uma multa de R$ 200 mil por hora em caso de descumprimento da ordem.
O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e a Defensoria Pública do Estado entraram com ação contra a Enel na sexta-feira motivados pelo quadro de falta de energia ocasionado pela ventania.
Os prejuízos causados pela falta de fornecimento de energia são expressivos, com danos financeiros milionários ao comércio e perdas significativas para os consumidores, incluindo o descarte prematuro de remédios e alimentos nos últimos dias.
Créditos: g1