Notícias
00:06

São Paulo registra recorde histórico de calor pelo segundo dia consecutivo

Pelo segundo dia seguido, São Paulo alcançou a maior temperatura do ano para a capital, além de bater o recorde histórico para dezembro, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cujas medições começaram em 1943.

Após registrar 35,9ºC na tarde de quinta-feira (25) no Mirante de Santana, zona norte da cidade, a estação mediu 36,2ºC às 15h de sexta-feira (26), superando o dia anterior.

Antes disso, a maior temperatura do ano para São Paulo havia sido 35,1ºC, no dia 6 de outubro. O recorde anterior de dezembro era 35,6ºC, registrado em 3 de dezembro de 1998.

Com o calor intenso, as previsões indicam que a temperatura deve subir ainda mais durante os próximos dias. Por isso, o Inmet emitiu um alerta vermelho — de alto risco — para a onda de calor, válido até segunda-feira (29), com termômetros podendo ficar mais de 5ºC acima da média.

Para o sábado (27), a expectativa é de máxima de 33ºC e 34ºC no domingo (28), porém esses valores podem aumentar caso o calor persista.

Nesta sexta-feira, há previsão de pancadas isoladas de chuva do fim da tarde até o começo da noite, similar ao dia anterior.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, o tempo abafado deve permanecer até terça-feira, com previsão de nebulosidade sem chuva e temperaturas amenas para quarta-feira (31).

Essa onda de calor está associada à atuação contínua de uma massa de ar quente e úmida que mantém dias ensolarados e temperaturas elevadas à tarde sobre São Paulo e municípios da região metropolitana.

O alerta vermelho do Inmet engloba também o estado do Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, leste do Mato Grosso do Sul e norte do Paraná. Nas áreas ao redor dessa região, um alerta amarelo foi emitido, indicando temperaturas elevadas, porém com menor risco.

Créditos: Folha de S.Paulo

Modo Noturno