Senado dos EUA aprova revogação de tarifas contra o Brasil impostas por Trump
O Senado dos Estados Unidos, com liderança republicana, aprovou na noite de terça-feira (28) um projeto de lei que elimina as tarifas impostas ao Brasil durante o governo de Donald Trump, que incluíam produtos como petróleo, café e suco de laranja.
Essa decisão revoga o estado de emergência nacional declarado por Trump em julho, que foi a justificativa para a imposição das tarifas, vinculadas a uma investigação e processo movidos pelo Brasil contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por uma suposta tentativa de golpe.
O projeto foi apresentado pelo senador democrata Tim Kaine, da Virgínia, e tem como objetivo revogar os estados de emergência usados por Trump para justificar as tarifas. Kaine ainda pretende apresentar propostas similares para eliminar tarifas aplicadas a outros países, como o Canadá, ainda nesta semana, conforme informou a agência Associated Press.
Embora o Senado tenha aprovado a medida, o avanço do projeto é improvável, pois ele agora segue para a Câmara dos Representantes, que é controlada pela maioria republicana e possui regras que podem impedir a tramitação da proposta.
Segundo o senador Kaine, as votações têm caráter simbólico e buscam expressar insatisfação com as políticas tarifárias do governo federal dos EUA, além de incentivar um debate sobre os impactos econômicos negativos causados por essas tarifas.
Créditos: g1