Internacional
03:05

Senado dos EUA aprova revogação de tarifas contra o Brasil, mas Trump deve vetar

O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira (28) uma resolução para anular as tarifas impostas pelo presidente Donald Trump ao Brasil. A medida foi aprovada por 52 votos a 48, com cinco senadores republicanos se unindo aos democratas, conforme divulgaram a Reuters e a CNN.

Apesar da aprovação no Senado, a decisão ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados, que é controlada pelos republicanos. A revogação, no entanto, enfrenta dificuldades para avançar, já que Trump provavelmente vetará a medida.

A proposta, apresentada pelo senador democrata Tim Kaine, da Virgínia, visa encerrar a emergência nacional decretada por Trump em julho, usada como justificativa legal para as tarifas. Trump aplicou essas tarifas contra o Brasil devido a violações de direitos humanos e perseguição política no país.

Antes da votação, Kaine criticou o uso da Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional nesse contexto, questionando a configuração de uma emergência nacional relativa ao Brasil. Ele destacou que os Estados Unidos possuem superávit comercial com o Brasil.

Os republicanos que apoiaram a revogação foram Rand Paul (Kentucky), Thom Tillis (Carolina do Norte), Susan Collins (Maine), Lisa Murkowski (Alasca) e o ex-líder Mitch McConnell.

Segundo a Reuters, a votação foi a primeira de três relacionadas a tarifas previstas para esta semana. O Senado também deverá discutir as tarifas aplicadas contra o Canadá e outras tarifas globais impostas na “Dia da Libertação”, em abril.

Ainda assim, Kaine ressaltou que a Câmara deve rejeitar a resolução e que o Senado não tem votos suficientes para derrubar um eventual veto presidencial.

No começo do ano, a Câmara, dominada pelos republicanos, aprovou uma regra que impede a votação para revisar as tarifas impostas por Trump, bloqueando esforços para modificar essas medidas.

Créditos: Gazeta do Povo

Notícias relacionadas

Modo Noturno