Senado vota nesta quarta projeto que reduz pena de Bolsonaro e outros
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou a jornalistas nesta terça-feira (16) que a votação do projeto que permite a redução das penas aplicadas a Jair Bolsonaro (PL) e outros condenados nos processos relacionados ao 8 de Janeiro será realizada na quarta-feira (17). “Vamos votar”, afirmou o senador.
Antes da discussão em plenário, a proposta deverá ser avaliada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, em deliberação prevista para o mesmo dia.
Espera-se que o projeto sofra alterações, podendo necessitar de nova análise pela Câmara dos Deputados.
Membros da oposição ao governo Lula indicam que as mudanças previstas são apenas redacionais, e que, portanto, não seria obrigatória uma nova votação na Câmara. O relator da proposta, senador Esperidião Amin (PP-SC), apoia essa visão.
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, principal partido de oposição a Lula, afirmou que uma nova rodada na Câmara é provável. “Vai ter emenda. Acredito que o Esperidião vai fazer o melhor projeto que ele puder, e deve voltar para a Câmara”, declarou na saída do plenário do Senado.
A modificação proposta visa impedir que o texto beneficie condenados por crimes diversos, além daqueles relacionados ao 8 de Janeiro. O objetivo é eliminar essa brecha na redação original.
Créditos: Folha de S.Paulo