Economia
12:06

‘Tenho gosto por aventuras’: Como Constantino Jr. revolucionou a aviação brasileira

Constantino de Oliveira Júnior, empresário e um dos fundadores da Gol, faleceu aos 57 anos neste sábado. Proveniente de uma família tradicional do transporte rodoviário, ele decidiu investir no setor aéreo e revolucionou a aviação comercial no Brasil.

Ao lado da sua equipe, Constantino Jr. introduziu no país os conceitos de low cost e low fare. O modelo low cost consiste na operação com uma frota única de aviões, todos do mesmo modelo, reduzindo custos principalmente em treinamento e manutenção. Já o low fare consiste em oferecer tarifas mais acessíveis, simplificando serviços antes considerados essenciais, transformando o voo em uma opção de transporte eficiente e competitiva.

No prefácio do livro “26 Semanas Para Voar”, escrito por Tarcísio Gargioni, ex-vice-presidente de marketing e serviços e cofundador da Gol, Constantino Jr. inicia com a frase: “Tenho gosto por aventuras”. O livro narra os bastidores da criação da companhia.

Em um trecho, Constantino expressa seu orgulho pela criação da Gol: viver é a maior aventura, e dividir esta aventura com as pessoas certas é um privilégio. A Gol nasceu do sonho de uma família, unida para tornar a aviação acessível e transformadora, dando ao brasileiro a oportunidade de sonhar com voos e ampliar horizontes.

Sob seu comando como diretor-presidente, a Gol cresceu rapidamente, passando da quinta posição em 2001, com cerca de 1,6 milhão de passageiros e 4,29% do mercado, para o segundo lugar isolado em 2012, com quase 32 milhões de passageiros e quase 30% do mercado. Em 2025, a companhia manteve-se na segunda posição, transportando mais de 34 milhões de passageiros e com 26,47% da fatia de mercado.

A gestão de Constantino Jr. foi marcada pela adoção precoce de tecnologias inovadoras. Logo no ano de fundação, a Gol eliminou o bilhete impresso, utilizando o código de reserva. Em 2003, lançou o web check-in para passageiros sem bagagem despachada, além de permitir a venda de passagens pelo celular e o check-in via internet móvel, antes mesmo da popularização dos smartphones no Brasil.

Essas iniciativas refletem o estilo de gestão focado na modernização e eficiência, com Constantino Jr. selecionando pessoal qualificado para garantir o crescimento sustentável da empresa.

Após deixar a presidência executiva em 2012, ele assumiu a presidência do Conselho de Administração da Gol. Em 2022, participou da fundação do grupo Abra, holding que reúne Gol e Avianca, com o objetivo de ser líder no transporte aéreo da América Latina. O grupo possui ainda participação estratégica na Wamos Air, da Espanha, e anunciou em novembro de 2025 a intenção de incorporar a chilena Sky Airline, aguardando aprovação regulatória.

Constantino Jr. enfrentava um câncer. Em nota, a Gol manifestou profundo pesar pela morte de seu fundador, destacando sua visão empreendedora, liderança humana e inteligente, valores que marcaram a cultura da companhia e o fizeram referência em inovação e compromisso com o desenvolvimento nacional.

Créditos: UOL Economia

Modo Noturno