Internacional
16:07

The New York Times destaca vitória do Brasil sobre Trump em disputa tarifária

Uma reportagem publicada na segunda-feira, 24, pelo jornal americano The New York Times destaca que “O Brasil desafiou Trump e venceu”, ao mencionar a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e as negociações que levaram à suspensão adicional de 40% nas tarifas americanas sobre produtos brasileiros.

Segundo o texto, em julho, o então presidente Donald Trump enviou uma “carta furiosa” ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, exigindo que as autoridades retirassem as acusações contra Bolsonaro, que teria tentado um golpe de Estado. Na ocasião, os Estados Unidos impuseram tarifas sobre importações brasileiras e sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

O jornal afirma que, cinco meses depois, Trump praticamente reconheceu a derrota. Bolsonaro, de 70 anos, está preso cumprindo pena de 27 anos, enquanto Trump, após encontro amigável com Lula, removeu as tarifas mais significativas contra o Brasil. O texto destaca o contraste entre os destinos de ambos, que tentaram se manter no poder após perder as eleições.

No sábado, Trump comentou pela primeira vez a prisão de Bolsonaro, detido na sede da Polícia Federal em Brasília após tentar violar sua tornozeleira eletrônica. Ele disse: “Não estava sabendo de nada disso. Foi isso o que aconteceu? Acho que é uma pena”, frase que o NYT considera reveladora.

A reportagem ressalta que a intervenção dos EUA no Brasil buscava influenciar o processo jurídico mais importante envolvendo um aliado, usando ferramentas poderosas, mas as instituições brasileiras ignoraram a pressão. A aparente derrota de Trump indica que seus esforços foram em vão.

Na semana passada, os Estados Unidos anunciaram a retirada da tarifa adicional de 40% sobre diversas mercadorias agrícolas brasileiras, decisão que vale para produtos importados a partir de 13 de novembro. Entre os itens beneficiados estão carnes, café, frutas, castanhas e especiarias.

O documento oficial assinado por Trump afirma que a revisão decorre dos avanços iniciais nas negociações bilaterais, citando conversa telefônica em 6 de outubro de 2025 com Lula, na qual concordaram em iniciar negociações para tratar das preocupações do Decreto Executivo 14323.

Créditos: Veja Abril

Modo Noturno