Internacional
13:54

Titanic: Novas imagens de navio naufragado flagram danos em ‘grade de Jack e Rose’ e ‘acham’ estátua de bronze

Depositados no fundo do Oceano Atlântico há mais de um século, os destroços do Titanic não devem durar mais de 50 anos, de acordo com arqueólogos marinhos e oceanógrafos. Novas imagens do que restou do navio naufragado em 1912, capturadas na “Expedição 2024”, flagraram indícios dessa deterioração. A grade imortalizada pelos personagens Jack e Rose no filme de 1991 de James Cameron, por exemplo, hoje está quase toda no fundo do mar.

Robôs subaquáticos registraram como os destroços vêm mudando ao longo de mais de um século. De acordo com a BBC, a mais recente expedição ocorreu neste verão [do Hemisfério Norte].

— A proa do Titanic é simplesmente icônica. Você tem todos esses momentos na cultura pop, e é nisso que você pensa quando pensa no naufrágio. E não se parece mais com isso [a proa] — disse à BBC Tomasina Ray, diretora de coleções da RMS Titanic Inc, a empresa que realizou a expedição. — É apenas mais um lembrete da deterioração que acontece todos os dias. As pessoas perguntam o tempo todo: ‘Quanto tempo o Titanic vai ficar lá?’. Nós simplesmente não sabemos, mas estamos assistindo em tempo real.

A deterioração diária ocorre por ação, sobretudo, de ondas de lama formadas por correntes marítimas e micróbios que se alimentam do ferro do navio.

Na nova expedição, os robôs também “acharam” uma estátua de bronze que ficava sobre a lareira no Lounge da Primeira Classe do navio. Inspirada na escultura original em exposição no Louvre, “Diana de Versalhes” foi redescoberta entre quilômetros de destroços, deitada na areia. A obra havia sido vista pela última vez apenas “brevemente” em 1986, segundo a RMS Titanic Inc.

O desejo de conhecer os resquícios do cruzeiro naufragado em 14 de abril de 1912 motivou a empresa OceanGate Expeditions a desenvolver o Titan, o submarino que implodiu há mais de um ano com um grupo de cinco pessoas que tentavam chegar ao local onde está o que resta da embarcação.

Por que o Titanic afundou?

Titanic naufragou após bater em um iceberg e se partir em pedaços menores após primeiramente dividir-se em dois. Quem descobriu a localização dos destroços foi o oceanógrafo Robert Ballard, em 1985. As partes do navio estão espalhadas por uma área de 13 mil km² no final do desfiladeiro do Cameron Canyon, a cerca de 700 km da província canadense de Terra Nova.

o globo

Foto: Atlantic Productions / Magellan

Foto: RMS Titanic