Toffoli autoriza novas diligências no caso Banco Master e determina depoimentos
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira (15) uma série de novas investigações no caso do Banco Master.
Em seu despacho, Toffoli determinou diligências urgentes com prazo inicial de 30 dias para que a Polícia Federal (PF) as realize.
Segundo a decisão obtida pelo blog, o ministro destacou a “absoluta necessidade da realização de diligências urgentes” para garantir o sucesso das apurações e proteger o Sistema Financeiro Nacional.
As investigações envolvem uma fraude de R$ 12 bilhões ligada ao banco e ao seu controlador, Daniel Vorcaro.
O ministro autorizou quatro frentes de atuação imediata para o delegado responsável, designado pelo diretor-geral da PF.
As oitivas poderão ocorrer por videoconferência ou presencialmente no STF e devem ser gravadas, sempre acompanhadas por magistrados auxiliares do gabinete de Toffoli.
No início de dezembro, Toffoli determinou que quaisquer decisões sobre o caso Banco Master passassem a ser exclusivamente tomadas pelo STF, o que paralisou os procedimentos nas instâncias inferiores.
Essa decisão surgiu poucos dias após o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) revogar a prisão preventiva de Daniel Vorcaro e outros investigados na Operação “Compliance Zero”.
Créditos: g1