Internacional
15:07

Trump afirma que Cuba perderá acesso ao petróleo e dinheiro da Venezuela

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou no domingo (11) que Cuba não terá mais acesso ao petróleo nem ao dinheiro oriundos da Venezuela. Essa afirmação foi feita em sua rede social Truth Social, onde ele explicou a relação entre os dois países.

Trump destacou que Cuba deve “fazer um acordo antes que seja tarde” e afirmou que a Venezuela deixou de ser um país refém, pois agora conta com os EUA, que têm as forças armadas mais poderosas do mundo para sua proteção.

Desde que os EUA capturaram Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, na madrugada de sábado (3), Trump tem feito diversas declarações sobre a interferência americana na política venezuelana.

Em suas redes, Trump explicou que segurança cubana era responsável pela proteção de Hugo Chávez e Maduro enquanto a Venezuela enviava petróleo para Cuba. Ele reforçou que Cuba não precisará mais dessa segurança em troca do combustível fornecido.

O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodriguez, respondeu ao presidente americano afirmando que Cuba tem direito absoluto de importar combustível dos mercados que desejarem, sem sofrer interferências ou sanções unilaterais dos EUA. Ele também negou que Cuba receba compensação monetária por serviços de segurança prestados à Venezuela ou a outras nações.

Maduro e sua esposa foram removidos do Palácio de Miraflores e transferidos para prisão em Nova York, aguardando julgamento por narcoterrorismo. Durante essa operação, 32 agentes cubanos que protegiam o ex-presidente venezuelano foram mortos.

Trump avaliou que Cuba está vulnerável devido à dependência de cerca de 30% do petróleo consumido no país, fornecido pela Venezuela, e afirmou em 4 de janeiro que a ilha “está pronta para cair”.

Desde a década de 1960, Cuba sofre sanções econômicas dos EUA. Desde então, tem recebido recursos da Venezuela, estabelecendo uma relação marcada pela aliança entre Maduro e o regime iniciado por Fidel Castro.

Esses acontecimentos refletem tensões crescentes entre os EUA e Cuba, diante da situação política e econômica na Venezuela e na região.

Créditos: globo

Modo Noturno