Internacional
18:52

Trump ainda não decidiu atacar Venezuela, dizem autoridades dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ainda não tomou uma decisão sobre atacar a Venezuela, indicaram um funcionário da Casa Branca e outra autoridade americana, sugerindo que a retomada da diplomacia segue como possibilidade.

Trump aposta que a pressão causada pela concentração de forças militares dos EUA na região — incluindo o porta-aviões mais avançado do país e 15 mil soldados — poderá ser suficiente para forçar o presidente venezuelano Nicolás Maduro a deixar o cargo sem uso de ação militar direta, afirmou uma das fontes.

Na semana passada, o líder americano recebeu informações por três dias consecutivos sobre opções militares variadas. Essas opções iam desde ataques a instalações militares ou governamentais, até incursões de operações especiais, além da possibilidade de não realizar nenhum ataque.

O presidente manifestou dúvidas em alguns momentos quanto a uma ação militar direta em território venezuelano, ponderando os riscos para as tropas norte-americanas e as chances de sucesso.

Trump também considera as recentes críticas de alguns aliados que dizem que sua atenção está excessivamente focada em assuntos externos em detrimento dos temas internos.

Não está claro quais sinais o governo dos EUA recebeu indicando que Maduro estaria disposto a reiniciar negociações.

No mês anterior, em meio a tentativas discretas para mediar um acordo com a Venezuela, Trump ordenou que sua equipe cessasse o contato diplomático com Maduro e funcionários venezuelanos. Naquela época, o republicano e outras autoridades estavam insatisfeitos porque Maduro não demonstrava vontade de renunciar voluntariamente.

Créditos: CNN Brasil

Modo Noturno