Internacional
20:09

Trump anuncia início de ataques em terra contra narcotráfico nos EUA

O presidente Donald Trump declarou nesta terça-feira (2) que os Estados Unidos iniciarão em breve ataques “em terra” contra alvos ligados ao narcotráfico.

Durante uma reunião de gabinete com secretários do governo, Trump explicou que as ações militares americanas já ocorrem contra barcos que supostamente transportam drogas no Caribe e no Pacífico, e agora serão expandidas para operações em áreas terrestres.

“Estamos realizando esses ataques, e vamos começar a realizá-los também em terra. Sabe, em terra é muito mais fácil, muito mais fácil”, afirmou o presidente.

Ele ressaltou que as rotas, residências e informações sobre os criminosos são conhecidas pelas autoridades. “Conhecemos as rotas que percorrem, sabemos tudo sobre eles. Sabemos onde vivem. Sabemos onde vivem os criminosos. E vamos começar isso muito em breve também”, acrescentou.

O comentário ocorreu logo após o secretário de Defesa americano, Pete Hegseth, defender a decisão de um almirante que ordenou um ataque duplo contra um barco que teria sobreviventes durante uma operação antidrogas no Caribe.

“Eu assisti ao primeiro ataque ao vivo. Como você pode imaginar, no Departamento de Guerra (sic), tínhamos muitas coisas para fazer, então não fiquei por lá durante uma ou duas horas. Então, segui para minha próxima reunião”, relatou Hegseth.

Ele destacou que o comandante tomou a decisão correta, tendo total autoridade para isso. “Aliás, o almirante Bradley tomou a decisão certa ao afundar o submarino e eliminar a ameaça. Ele afundou o submarino, eliminou a ameaça e fez a escolha certa. Nós o apoiamos”, declarou.

Questionado sobre ataques contra alvos em terra, Trump mencionou a Colômbia e sua produção de cocaína.

“Se eles entrarem por um determinado país, ou qualquer país, ou se suspeitarmos que estejam construindo fábricas para produzir fentanil ou cocaína. Ouvi dizer que a Colômbia, o país da Colômbia, está produzindo cocaína. Eles têm fábricas de cocaína, ok?”, disse.

“Qualquer pessoa que faça isso e venda em nosso país está sujeita a ataques”, completou.

Em resposta a uma pergunta se as ações seriam apenas contra a Venezuela, Trump disse: “Não, não apenas a Venezuela”.

Recentemente, os Estados Unidos intensificaram a pressão sobre o regime de Nicolás Maduro, realizando diversos ataques contra embarcações suspeitas de transportar drogas no Caribe.

Os EUA acusam Maduro de liderar um cartel de drogas, acusações negadas por ele, que também tem clamado pela paz e alertado sobre uma possível invasão americana.

Créditos: CNN Brasil

Modo Noturno