Trump atribui derrota republicana a sua ausência e paralisação do governo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou sua plataforma Truth Social na madrugada de quarta-feira (5) para se distanciar dos resultados ruins obtidos pelos republicanos nas urnas.
Em seus primeiros comentários públicos após as eleições da noite de terça-feira (4), Trump afirmou: “TRUMP NÃO ESTAVA NAS CÉDULAS E A PARALISAÇÃO DO GOVERNO FORAM OS DOIS MOTIVOS PELOS QUAIS OS REPUBLICANOS PERDERAM AS ELEIÇÕES DESTA NOITE”, citando institutos de pesquisa não identificados.
Trump havia apoiado o candidato a governador de Nova Jersey, Jack Ciattarelli, durante as primárias republicanas do estado no início do ano, além de ter promovido comícios virtuais para candidatos em Nova Jersey e Virgínia como preparação para as eleições. Contudo, ele não manifestou apoio explícito à republicana Winsome Earle-Sears na disputa pelo governo da Virgínia.
Em uma publicação na noite de segunda-feira (3), Trump pediu que seus apoiadores apoiassem o ex-governador de Nova York, Andrew Cuomo, em vez dos candidatos Curtis Sliwa e Zohran Mamdani na disputa pela prefeitura da cidade.
Segundo as projeções da CNN, Ciattarelli, Earle-Sears e Cuomo não conseguiram vitórias em suas respectivas eleições.
Logo após, Trump destacou a audiência de sua entrevista no programa “60 Minutes” da CBS no domingo (2), afirmando que foi a maior audiência do programa em anos.
De acordo com a Variety, essa edição do “60 Minutes” obteve a maior audiência desde 10 de janeiro de 2021, data em que o programa focou na revolta no Capitólio dos EUA ocorrida em 6 de janeiro.
Créditos: CNN Brasil