Internacional
17:07

Trump critica liderança ucraniana por falta de gratidão em meio a negociações na Suíça

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou neste domingo (23) a liderança da Ucrânia, afirmando que eles não demonstraram gratidão pelos esforços americanos. A declaração ocorre enquanto altos funcionários dos EUA se encontram com uma delegação ucraniana em Genebra, Suíça, para discutir o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Em sua publicação no Truth Social, Trump afirmou: “A ‘LIDERANÇA’ DA UCRÂNIA NÃO DEMONSTROU NENHUMA GRATIDÃO PELOS NOSSOS ESFORÇOS, E A EUROPA CONTINUA COMPRANDO PETRÓLEO DA RÚSSIA”.

O comentário de Trump remete a uma situação anterior no Salão Oval, quando o vice-presidente JD Vance criticou o presidente Volodymyr Zelensky durante um encontro tenso, questionando se ele alguma vez havia agradecido.

Essas declarações surgem após críticas ao plano de paz dos EUA, que está em discussão, e é amplamente percebido como sendo favorável à Rússia. Líderes europeus têm destacado que um acordo de paz não deve ser alcançado sem o consentimento da Ucrânia e de seus aliados europeus.

Créditos: CNN Brasil

Modo Noturno