Internacional
15:09

Trump critica Putin após teste do míssil nuclear Burevestnik

Donald Trump fez críticas a Vladimir Putin após o lançamento do míssil nuclear Burevestnik, apelidado de “Flying Chernobyl” por especialistas. Trump pediu que Putin encerrasse o conflito na Ucrânia, ressaltando o poder dos Estados Unidos com seus submarinos nucleares próximos à costa russa.

Putin anunciou que o míssil, também conhecido como Skyfall pela OTAN, foi testado com sucesso. Segundo o Kremlin, trata-se de uma arma de alcance ilimitado, movida por um motor nuclear, capaz de permanecer em voo por dias e transportar uma ogiva termonuclear.

Trump ressaltou que a guerra, prevista para durar uma semana, já está prestes a completar quatro anos e criticou os testes de mísseis. O ex-presidente mencionou o posicionamento de um submarino nuclear americano, o melhor do mundo, perto da costa russa, enfatizando que nenhuma das partes está brincando.

Questionado sobre possíveis sanções adicionais contra Moscou, Trump disse: “Você descobrirá.”

O Burevestnik é uma das seis “super armas” apresentadas por Putin desde 2018, junto com o míssil balístico intercontinental Satan 2 e os armamentos hipersônicos Zircon, Avangard e Kinzhal. O programa já enfrentou sérias falhas, incluindo uma explosão fatal em 2019, mas recentemente o míssil completou um voo de 14 mil quilômetros em 15 horas.

Analistas do Departamento de Estado dos EUA classificam o Burevestnik como um “sistema de armas excepcionalmente estúpido”, e o apelidaram de “Flying Chernobyl” pelo risco de vazamento radioativo. O ex-subsecretário de Estado Thomas Countryman afirmou que o míssil representa maior ameaça para a Rússia do que para qualquer outro país.

Putin afirmou que o armamento está na fase final de desenvolvimento e poderá ser implantado em breve na linha de frente.

Créditos: O Globo

Modo Noturno