Trump impulsiona acordo entre União Europeia e Mercosul diante de riscos geopolíticos
A União Europeia e o Mercosul deveriam reconhecer Donald Trump com uma estátua, pois ele foi a principal razão para que os dois blocos concluíssem um acordo de livre comércio, após cerca de 25 anos de negociações frustradas.
Trump simboliza os riscos geopolíticos que finalmente superaram os problemas internos dos europeus e sul-americanos, além das dificuldades mútuas de abrir e ao mesmo tempo proteger seus mercados, especialmente no setor agrícola. O impacto decisivo de Trump foi a destruição do sistema mundial de regras e acordos, gerando a necessidade de ambos os blocos enfrentarem os grandes players geopolíticos: China e Estados Unidos.
Tanto China quanto EUA mostram pouco interesse em manter um sistema baseado em regras. Por isso, o maior símbolo do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul não é apenas o comércio livre, mas seu caráter geopolítico, buscando formar blocos para se posicionarem contra os dois grandes blocos globais.
Essa abordagem estratégica do acordo é ainda mais importante do que seus efeitos práticos, que levarão tempo para se concretizar. O acordo precisa ser aprovado pelo Parlamento Europeu, além de superar negociações complexas em setores específicos na Europa e no Mercosul. Mesmo assim, não restam dúvidas de que Trump abriu os olhos dos dois lados do Atlântico ao tratar aliados e vizinhos como adversários ou subordinados.
Créditos: CNN Brasil