Internacional
00:06

Trump ordena testes nucleares dos EUA em resposta a ações de outros países

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que instruiu o Departamento de Guerra do país a realizar testes com armas nucleares, motivado pelos programas de testes de outras nações.

De acordo com a agência Reuters, o último teste nuclear dos EUA ocorreu em 1992.

A declaração foi feita por Trump nesta quarta-feira (29) no horário de Brasília, correspondente a quinta-feira (30) na Coreia do Sul, onde o presidente se encontra.

Trump afirmou em uma rede social que os Estados Unidos possuem mais armas nucleares do que qualquer outro país, fruto de atualizações e renovações feitas durante seu primeiro mandato. Ele declarou ter evitado usar tal poder destrutivo, mas que as circunstâncias o obrigaram. Também comparou o arsenal americano ao russo, que vem em segundo lugar, e ao chinês, que deve alcançar igualdade em cinco anos.

A declaração de Trump surge após testes nucleares russos divulgados pelo presidente Vladimir Putin. Dentre eles, um super torpedo nuclear submarino chamado Poseidon, que foi descrito pelo governo russo como um “enorme sucesso”.

Autoridades dos EUA e Rússia classificam o Poseidon como um tipo novo de arma de retaliação, capaz de produzir ondas radioativas no oceano que tornariam inabitáveis cidades litorâneas.

Este foi o segundo teste russo desta semana. No domingo (26), a Rússia testou o míssil nuclear Burevestnik, considerado “invencível” pelo presidente Putin.

Trump criticou o exercício e mencionou que os Estados Unidos têm um submarino nuclear posicionado perto da costa russa.

Segundo a Reuters, esses testes fornecem informações sobre as capacidades das novas armas e verificam se armas antigas ainda funcionam.

Além dos dados técnicos, esses experimentos são vistos por Rússia e China como demonstrações deliberadas do poder estratégico dos Estados Unidos.

Créditos: g1

Modo Noturno