Internacional
06:06

Trump publica mensagens de Macron sobre Groenlândia e propostas do G7

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, compartilhou nesta terça-feira (20) em seu perfil no Trust Social mensagens enviadas pelo presidente francês, Emmanuel Macron, relacionadas à situação da Groenlândia. Macron fez duas propostas a Trump, incluindo a possibilidade de “fazer coisas boas juntos”.

O líder da França afirmou: “Estamos totalmente alinhados sobre a Síria, podemos fazer boas coisas no Irã, mas eu não entendo o que você está fazendo na Groenlândia”.

Macron destacou ainda que poderia agendar uma reunião do G7 para quinta-feira (22), grupo que inclui Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e União Europeia. O francês mencionou que convidaria também “ucranianos, dinamarqueses, sírios e russos” ao encontro e o convidou para jantar em Paris no mesmo dia.

Trump não respondeu diretamente às propostas. Ele postou: “nota do presidente da França, Emmanuel Macron” e compartilhou duas imagens editadas: a primeira mostrando ele com líderes europeus na Casa Branca, junto a um mapa com territórios do Canadá e da Groenlândia pertencentes aos EUA; a segunda mostrando Trump junto do vice JD Vance e do secretário de Estado Marco Rubio fincando uma bandeira americana em um terreno aparentemente na Groenlândia.

No sábado (17), Trump anunciou tarifas para exportações da França e outros países europeus até a conclusão de um acordo para compra da Groenlândia, território autônomo da Dinamarca. Macron respondeu prometendo apoio militar à região.

Desde seu primeiro mandato, Trump defende a anexação da Groenlândia pelos EUA. Com seu retorno à Casa Branca em janeiro de 2025, o tema voltou à pauta. Segundo ele, a Groenlândia é estratégica para a segurança nacional.

Especialistas indicam que Washington busca controlar as rotas marítimas para limitar o comércio chinês. Também destacam que a Groenlândia tem reservas de petróleo, gás natural e minerais, cuja exploração é restringida pelas normas dinamarquesas.

Créditos: Jovem Pan

Modo Noturno