Internacional
21:05

Trump reluta em fornecer mísseis Tomahawk à Ucrânia em encontro com Zelensky

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mostrou resistência em autorizar o envio de mísseis Tomahawk de longo alcance à Ucrânia durante uma reunião com o presidente Volodymyr Zelensky na Casa Branca nesta sexta-feira (17). Trump afirmou que a medida poderia ser uma escalada no conflito com a Rússia.

“Tomahawks são armas muito perigosas. Isso pode significar uma escalada. Tomahawks são um grande problema”, declarou Trump antes do encontro com Zelensky e seu gabinete. “Espero que consigamos acabar com a guerra sem pensar nos Tomahawks. Estamos bem perto disso.”

Zelensky, por sua vez, pediu mais apoio militar, incluindo esses mísseis, e propôs um acordo para a venda de milhares de drones que, segundo ele, já foram testados e utilizados com sucesso no combate na Ucrânia.

“A Ucrânia tem milhares de drones, mas não tem Tomahawks”, afirmou o presidente ucraniano.

Embora Trump não tenha descartado a possibilidade de fornecer os mísseis Tomahawk solicitados, demonstrou pouco entusiasmo, especialmente enquanto se prepara para um encontro com Vladimir Putin nas próximas semanas.

“Vamos falar sobre isso, é por isso que estamos aqui”, disse Trump antes da reunião com Zelensky.

Após o encontro, que Zelensky classificou como produtivo, ele evitou comentar sobre os mísseis, ressaltando que os Estados Unidos não desejam uma escalada no conflito. Zelensky declarou que espera que Trump pressione Putin a “parar esta guerra”.

Trump publicou na rede social Truth Social que o encontro foi “cordial” e que fez um apelo tanto a Zelensky quanto a Putin para que cesse a violência e se chegue a um acordo.

Créditos: Valor

Modo Noturno