Ucrânia concorda com acordo de paz com Rússia, dizem EUA
Um oficial americano declarou que a Ucrânia concordou com um acordo para encerrar a guerra com a Rússia, faltando apenas “detalhes menores” para serem resolvidos, mesmo com o presidente Volodymyr Zelensky afirmando que ainda há trabalho a ser feito.
Durante reuniões em Abu Dhabi com autoridades russas sobre a proposta do governo Trump, o secretário do Exército dos Estados Unidos esteve presente. O oficial afirmou: “Os ucranianos concordaram com o acordo de paz. Há alguns detalhes menores a serem resolvidos, mas eles concordaram com o acordo de paz.”
Essa declaração dos EUA parece ir além da posição pública dos ucranianos, que também estão representados em Abu Dhabi e mantêm contato com o secretário do Exército, Dan Driscoll.
Em uma publicação na rede social X, o secretário de segurança nacional da Ucrânia, Rustem Umerov, revelou que as delegações “chegaram a um entendimento comum sobre os termos principais do acordo discutido em Genebra”.
Umerov declarou contar com o apoio dos parceiros europeus para os próximos passos e que a Ucrânia planeja organizar uma visita de Zelensky aos EUA para “concluir as etapas finais e fechar um acordo com o presidente (Donald) Trump”.
Pela manhã, Zelensky publicou no X que “após as reuniões em Genebra, vemos muitas perspectivas que podem tornar o caminho para a paz uma realidade. Há resultados sólidos e ainda muito trabalho pela frente.”
O tenente-coronel Jeff Tolbert, porta-voz de Driscoll, afirmou que as negociações entre as delegações dos EUA e da Rússia em Abu Dhabi “estão indo bem e continuamos otimistas.”
Créditos: CNN Brasil