UE convoca cúpula emergencial para discutir situação da Groenlândia
Os líderes da União Europeia se reunirão em Bruxelas na próxima quinta-feira (22) para uma cúpula de emergência, segundo o porta-voz da UE, Olof Gill, que anunciou a reunião nesta segunda-feira (19). O encontro ocorre após ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor novas tarifas a países do bloco devido ao interesse americano na aquisição da ilha da Groenlândia, território dinamarquês.
A cúpula está prevista para ter início às 15h, horário de Brasília.
O porta-voz afirmou que a União Europeia mantém diálogo em múltiplos níveis com os Estados Unidos, ao mesmo tempo que prepara uma resposta à ameaça tarifária anunciada por Trump.
Gill ressaltou que a UE está pronta para usar todas as ferramentas disponíveis para proteger seus interesses econômicos, incluindo a possível utilização do instrumento anticoerção do bloco, que não está descartada.
Embora a prioridade da UE seja evitar uma escalada do conflito, a resposta prometida será “firme e responsável”.
“O principal objetivo do instrumento anticoerção da UE é servir como dissuasor; apenas a menção de seu uso pode produzir o efeito desejado”, destacou o porta-voz.
No mesmo dia, os ministros das Finanças da Alemanha e da França declararam que as potências europeias não aceitarão chantagens e pretendem responder de forma clara e unificada às ameaças tarifárias de Trump relacionadas à Groenlândia.
Lars Klingbeil, ministro das Finanças da Alemanha, afirmou em seu ministério, durante reunião com seu colega francês Roland Lescure, que “não nos deixaremos chantagear”.
Lescure complementou, dizendo que chantagem entre aliados com 250 anos de história, entre amigos, é “obviamente inaceitável”.
Créditos: Valor Globo