Internacional
06:08

Venezuela defende soberania e responde a ultimato de Trump contra Cuba

No domingo (11.jan.2026), o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela publicou um comunicado oficial em defesa de Cuba, reafirmando seu histórico apoio à soberania, à autodeterminação dos povos e ao respeito ao Direito Internacional.

A nota responde às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), que declarou que o governo cubano deixaria de receber petróleo e recursos financeiros da Venezuela, sugerindo que Havana buscasse um acordo “antes que seja tarde demais”.

Segundo o ministério venezuelano, a relação entre Caracas, o Caribe e Cuba foi construída historicamente com base na “irmandade, solidariedade, cooperação e complementaridade”. Destaca que a política externa da Venezuela segue os princípios da Carta da ONU e do Direito Internacional, enfatizando a igualdade soberana entre os Estados e a não intervenção em assuntos internos.

A nota enfatiza que as relações internacionais devem ser conduzidas por meios pacíficos e que o diálogo político e diplomático é o único caminho legítimo para resolver controvérsias, independentemente da sua natureza. Tais diretrizes orientam tanto a relação da Venezuela com Cuba quanto a atuação regional do país.

As declarações de Trump, que provocaram a resposta venezuelana, criticaram diretamente o vínculo entre Venezuela e Cuba e ameaçaram interromper o envio de petróleo e auxílios financeiros. O presidente norte-americano sugeriu ainda que o governo cubano negocie um acordo sob risco de enfrentar medidas mais severas e chegou a apoiar uma piada sobre o secretário de Estado, Marco Rubio, assumir a Presidência de Cuba.

No mesmo dia, o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel (Partido Comunista de Cuba), afirmou que o país é “uma nação livre, independente e soberana” e que “ninguém dita” as ações dos cubanos, garantindo que a nação está preparada para se defender “até a última gota de sangue”.

Créditos: Poder360

Modo Noturno