Venezuela rejeita como ‘mentira ridícula’ designação do Cartel de los Soles como grupo terrorista pelos EUA
A Venezuela classificou nesta segunda-feira (24) como uma “mentira ridícula” a intenção dos Estados Unidos de designar o suposto “Cartel de los Soles” como uma organização terrorista, grupo ao qual Washington associa o presidente venezuelano Nicolás Maduro.
Em 16 de novembro, o governo dos Estados Unidos anunciou planos para classificar o grupo como uma organização terrorista estrangeira (FTO), medida ainda não oficializada. O anúncio ocorreu no contexto de uma mobilização militar iniciada em agosto pela administração do presidente Donald Trump no Caribe.
Recentemente, seis companhias aéreas suspenderam suas conexões com a Venezuela após um alerta dos EUA à aviação civil sobre um “aumento da atividade militar” ligado a manobras militares na região.
Em comunicado, a chancelaria venezuelana rejeitou de maneira categórica e firme a designação, qualificando-a como uma “mentira infame e vil” para justificar uma intervenção ilegal contra o país.
O senador americano Marco Rubio, entretanto, afirmou que o Cartel de los Soles é comandado por Maduro e por outros altos funcionários do governo que teriam corrompido o Exército, a inteligência, o Legislativo e o Judiciário venezuelanos.
Rubio também declarou que o Cartel de los Soles, junto com outras organizações terroristas designadas, como o “Tren de Aragua” e o Cartel de Sinaloa, são responsáveis pela violência terrorista no hemisfério e pelo tráfico de drogas para os Estados Unidos e Europa.
Créditos: Correio do Povo