Internacional
03:05

Venezuela retoma relações diplomáticas com os EUA após ataque

O governo da Venezuela anunciou nesta quinta-feira (9) o restabelecimento das relações diplomáticas com os Estados Unidos. O comunicado foi divulgado pelo chanceler Yván Gil Pinto, seis dias depois do país sofrer um ataque que resultou na captura do ex-presidente Nicolás Maduro e da primeira-dama, Cilia Flores.

Mesmo com a decisão de retomar o diálogo, Caracas afirmou que foi “vítima de uma agressão criminal, ilegítima e ilegal contra seu território e seu povo”. A administração de Delcy Rodríguez justificou que a medida visa lidar com as consequências da captura de Maduro.

Segundo o comunicado, o governo bolivariano iniciou um processo diplomático exploratório com o governo dos EUA, com respeito ao direito internacional, à soberania nacional e à diplomacia pacífica. O objetivo é restabelecer missões diplomáticas nos dois países para tratar dos impactos da agressão e do sequestro do Presidente e da Primeira-Dama, além de definir uma agenda de trabalho conjunta.

Além disso, foi anunciado que um grupo de diplomatas americanos está a caminho da Venezuela para iniciar as negociações. Entre os temas a serem abordados, está a reabertura da embaixada dos EUA no país, que estava fechada desde 2019, após a decisão do então presidente Hugo Chávez.

Créditos: Jovem Pan

Modo Noturno